sexta-feira, outubro 09, 2009
Sensor no SAC? A qualidade esquecida!
Uma das excelentes funções para o SAC, bem dirigido e bem posicionado na estrutura empresarial, é a de SENSOR.
O que seria a função de SENSOR? Seria o exercício de se fazer uma leitura vertical e horizontal das tendências e necessidades, seria a capacidade de medir e sentir o montante de tensões existentes em função de problemas gerados por alterações de moda e tendências da atualidade e, apresentar alternativas de solução antes que aconteça um problema para a empresa. Conquistar um diferencial pela oportunidade detectada. Ser um "sensor da empresa" para investigar o tamanho da profundidade do "topo do iceberg".
Exemplo: BOA NOTICIA - NECESSIDADE DE MARCAR HORA E DIA PARA ENTREGA DE MERCADORIA NA CASA DO COMPRADOR. FUNCIONARÁ NO ESTADO DE S.PAULO.
Quem fica a postos dentro de casa para receber as compras? Quem fica para receber as entregas de mercadorias? Quem pode perder horas de trabalho por não saber em que horário ocorrerá a entrega?
Alguém desconhece esse problema? E o que fazer quando precisamos instalar linhas telefônicas, receber as operadoras de TV a cabo, e aguardar outros fornecedores de acessórios tecnológicos, assistência técnica de equipamentos, fornecedores de gás etc.
Os consumidores fazem súplicas, pedidos doces ou partem para discussões, vivem situações de grande aborrecimentos, perdem horas de trabalho, brigam com o chefe no trabalho, reclamam, mandam cartas de reclamação há anos! Algumas empresas colaboram com os consumidores, agendando a data e horário da entrega mas isso não é a regra.
Lógica do negócio: as empresas vendem para quem tem poder aquisitivo, para quem está ativo no mercado de trabalho e.... quem é ativo no mercado de trabalho e é bom comprador, raramente está confinado ao ambiente do lar.
Elementar meu "caro Watson" , elementar diretor(a) de marketing, elementar "caro(a) Sensor(a)", elementar gerente do SAC.
As empresas no estado de S.Paulo, passam a ser obrigadas a definir o dia e horário para entrega de mercadorias em casa.
ufa! a necessidade existe há tempos, desde quando a "dona de casa" deixou de ser a beneficiada do eufemismo de " a rainha do lar" - lavava, cozinhava, limpava, esfregava, passava e definhava etc etc.
Hoje, as mulheres, donas de casa, mães, esposas e profissionais não ficam presas dentro de casa para receber um fogão ou geladeira ou equipamentos - armários, móveis, sofás, estantes etc.
A vida é ágil, as mulheres tem atividades sociais, atividades culturais, atividades assistenciais, atividades políticas e associativas, as mulheres saem para shopping centers, vão ao cabelereiro, vão a encontros, frequentam clubes , frequentam escolas de dança, vão para academias e querem se movimentar nas ruas e na sociedade.
SENSORES dos SACs proporcionam diferenciais para essa circuntâncias da atualidade - verticalidade do progresso dos hábitos e horizontalidade da nossa época, sinalizam necessidades de aperfeiçoamento.
E essas melhorias pelos Sensores do SAC, esses acompanhamentos pró ativos precisam acontecer com frequência, incluindo as necessidades ecológicas e necessidades alinhadas com os novos conhecimentos e os produtos/serviços daquela determinada empresa.
Bom dia! Termino por aqui, porque hoje é sexta-feira, véspera de feriado, e eu preciso correr para fazer muitas coisas lá fora.
Há tanta vida lá fora...como ondas no mar.
Maria Lucia Zulzke, em 09 de outubro de 2009, às 7:34am, em S.Paulo - SP - Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário