sábado, outubro 17, 2009
SAC é lucro ou despesa ?
É possível fazer bem um trabalho no SAC, servindo às necessidades dos consumidores, ao acesso às informações, orientação e segurança, garantia de qualidade e satisfação, ressarcimento e recall?
É possível, ao mesmo tempo, simultaneamente, tornar a empresa um líder de destaque por sua qualidade excepcional em atenção, cortesia, credibilidade e fidelização ao cliente enquanto a empresa continua lucrativa e com grande poder no mercado?
O tempo do ser humano, dos funcionários, dos profissionais de linha de frente é diferente do tempo de um computador, da telefonia e das fibras óticas.
Talvez, fosse importante, sugerir aos acionistas e investidores, que proporcionem "boutiques" de atendimento e tenham alguns critérios de humanização para casos onde a empresa ERROU!
É desigual o poder entre empresas globais e uma pessoa isolada, uma família comum.
A defesa das empresas é louvável porém, muitas vezes, usam contra pessoas comuns e trabalhadoras, recursos com que brigam "nas estrelas" contra seus concorrentes globais - podem introduzir pessoas como "cavalo de Tróia" na família para levantar informações e as condições financeiras dos clientes. Alguns livros tratam dessas logísticas.
Como profissional da área de atendimento a consumidores, onde trabalhei durante décadas, com modesto destaque e, às vezes, razoável sucesso, sou partidária de uma conduta firme e rigorosa, por parte da empresa.
Quando se observam pleitos e indícios de clientes que beiram à tentativa de extorsão, isso torna-se compreensível.
Por outro lado, nenhuma admiração quando o CLIENTE TEM RAZÃO MAS PARA NÃO ABRIR JURISPRUDÊNCIA OU ATENDER OUTROS INTERESSES, POSTERGAM INDENIZAÇÕES JUSTAS PARA ERROS EMPRESARIAIS - PROVENIENTES: OU DOS FUNCIONÁRIOS, OU DOS SISTEMAS DE CONTROLE, OU DOS SISTEMAS DE QUALIDADE OU DOS EQUIPAMENTOS EMPRESARIAIS.
por Maria Lucia Zulzke, em 17 de outubro de 2009, às 12:05, em S.Paulo - SP no Brasil
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