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sexta-feira, setembro 04, 2009

4 - Fases do movimento de consumidores

Fase 4 - Entre meados da década de 60 até 1985, os países mais pobres, localizados na Ásia, América do Sul e Latina, criaram suas organizações de defesa do consumidor e passaram a seguir as bases de pesquisas dos países mais avançados, circulando informações sobre alimentos, medicamentos, defensivos químicos e propondo ações de pressão conjuntas, inclusive boicotes. As correspondências aconteciam por meio de cartas ou telegramas ou telefonemas (usados com cuidado em ligações internacionais).

Enquanto a industrialização avançava no Brasil, na década de 70, registrou-se a primeira crise de energia e o mundo despertou para o problema dos recursos naturais finitos e não renováveis. A indústria automobilística passou a ser cobrada pela poluição, tamanho dos veículos e gasto de combustível.

Há alerta mundial sobre a responsabilidade social das empresas e, principalmente, ecológica.

Produtos químicos agrícolas, usados na lavoura e cultura agrícola, com imensa aceitação nas décadas de 40, 50 e 60, passaram a ser condenados mundialmente. Críticas surgem contra os leites em pó, sucedâneos do leite materno e, no final da década de 70, forma-se um boicote mundial contra marcas, para reverter o processo de uso de leite em pó para recém-nascidos. É o reinício da valorização do aleitamento materno, numa mobilização mundial intensa.

Incidentes com produtos diversos e medicamentos instalam um sentimento de insegurança na sociedade de consumo.

No regime militar, no Brasil, governantes são indicados e não existem eleições diretas para cargos executivos de governador, prefeito ou presidente. Era imprudente reclamar e criticar governo ou empresas. Não havia o hábito da reclamação na população e, para melhorar a eficiência dos órgãos públicos surgiu, em maio de 1976, a primeira organização governamental de defesa do consumidor - Procon - SP, com vínculo direto à Secretaria de Economia e Planejamento. Surgiram, também, os programas de desburocratização da máquina governamental e, nas empresas, os programas de qualidade.

Em 1975, a primeira organização privada de defesa dos consumidores foi criada no Rio Grande do Sul, chefiada por um advogado em Porto Alegre, Dr. Renato Mottola.

No início de 1980, as únicas empresas com atendimento personalizado ao consumidor, na forma com que entendemos por SAC, eram Nestlé e Johnson e Johnson. A Rhodia e Sadia surgem depois, com campanha publicitária. E, até o início da vigência da lei de defesa do consumidor, apenas 20 empresas tinham SAC estruturados.

Nesse período, a questão política de liberdade de expressão, misturava-se com o desafio de abrir o diálogo entre empresas e clientes. Os problemas dos consumidores eram encaminhados para áreas comerciais ou de marketing. Manifestar-se sobre produtos e serviços, da área pública ou privada, era difícil e os jornais acolhiam as insatisfações, publicando cartas de desabafo, algumas com resultados positivos de solução dos problemas. Os jornais tinham suas colunas dos leitores e que pareciam Murais de Reclamações.

Ao lado da criação de várias entidades de defesa do consumidor nos governos estaduais - Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará entre outros, articulava-se uma lei federal que pudesse compatibilizar as esparsas legislações administradas e fiscalizadas nos vários Ministérios. Em 1983, criou-se Delegacia do consumidor no estado de S.Paulo e o Ministério Público passou a dedicar especial atenção ao tema, com promotores especializados alocados no Procon-SP.

por Maria Lucia Zulzke, em 04 de setembro de 2009, São Paulo - SP - Brasil, às 14:30hs

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