Dimensão Social do Consumo
"A empresa é um produtor de cultura e influencia o comportamento da sociedade. Por isso, suas ações de publicidade devem ter uma dimensão educativa, evitando criar expectativas que extrapolem o que é oferecido efetivamente pelo produto ou serviço, não devem provocar desconforto ou constrangimento a quem for recebê-la; e devem informar corretamente os riscos potenciais dos produtos oferecidos."
" Cabe à empresa socialmente responsável apoiar seus clientes antes, durante e após a venda, prevenindo prejuízos com o uso do seu produto. A qualidade do serviço de atendimento ao cliente - SAC - é uma referência importante neste aspecto, indicando a permeabilidade da empresa em adaptar-se às necessidades e demandas dos consumidores."
Sobre o Conhecimento dos Danos Potenciais dos Produtos e Serviços:
" É tarefa da empresa desenvolver ações de melhoria da confiabilidade, eficiência, segurança e disponibilidade dos produtos e serviços. Ela deve buscar conhecer os danos potenciais que possam ser provocados por suas atividades e produtos, e alertar os consumidores quanto a eles, atuando em um processo de melhoria contínua e observando as normas técnicas relativas a eles (ex ABNT)
Informações adicionais - 25.1 Mantém programa especial para melhoria de produtos, serviços e processos?
25.2 Tem sistemas internos de rápida resposta e atuação na ocorrência de danos ao consumidor?
25.3 Já teve produtos retirados do mercado por pressão de consumidores/ órgãos de defesa?
25.4 Tem produtos proibidos em outros países e ainda comercializados no Brasil ou exportados?
fonte: Versão 2000 Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial - procurar verificar atualização pelo site ethos.org.br
por Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, 26 setembro 2009, 15:12 hs
sábado, setembro 26, 2009
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