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Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, setembro 10, 2009

Qual tempo para se "consertar" um problema?


Que serviço ou produto está em questão? Qual tempo se pode dispor para "consertar" um erro da empresa, do sistema ou do serviço prestado ?


Existem assuntos que, pela importância e impacto na vida das pessoas, podem ser tratados com "folga" mas outros precisam de "timing" correto, intervenção precisa para não lesar alguém: na sua vida, na sua saúde, na sua dignidade, na sua integridade física, intelectual, moral ou psicológica.


Algumas empresas, organizações e profissões tratam de aspectos vitais das pessoas - hospitais, médicos, juízes, advogados, transportadoras como cia aéreas, ônibus, navios, cias de seguro, indústrias alimentícias, de medicamentos, de saneamento, bombeiros, governo, legislativo e executivo etc. Suas funções, performances e competências são vitais em momentos vitais.


As indústrias de entretenimento precisam de equipamentos seguros em seus parques, em suas dependências etc. Se pensarmos nas várias áreas do mercado e da sociedade de consumo, teremos diferentes graus de avaliação.


E, a expectativa gerada em relação ao desempenho levará a diferentes níveis de satisfação dos clientes.


Alguns assuntos da sociedade de consumo são passíveis de flexibilidade Ex: quantos dias para consertar uma televisão? se a família tem outros televisores ou irá viajar no período do conserto ou não dedica tempo ao equipamento, a necessidade será diferente de quem espera acompanhar o resultado de um campeonato pela televisão no dia seguinte.


Corrigir uma cobrança, corrigir um nome indevidamente levado ao protesto em cartório, cobrar indevidamente alguém são aspectos da qualidade de serviço e do foco do assunto presente.


Em quanto tempo considera que a resposta será aceitável?


Qual espera pela resposta fará com que se tenha um resultado inconveniente ou confortável?


O que faria com que mudasse de fornecedor se não obtivesse uma resposta num tempo considerado correto?


Procedimentos de indiferença não são os esperados no mercado e na sociedade - são encontrados serviços de alta qualidade, medianos e mínimos, ou abaixo de todos os parâmetros de aceitação.


por Maria Lucia Zulzke, em 10 de setembro de 2009, às 13:00 em São Paulo - SP - Brasil


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