A denominada Fase 2 do movimento dos consumidores, de acordo com professores da International Consumers Union, da Malásia, em aulas ministradas em 1980, aconteceu no período entre o término da primeira guerra mundial e o início da segunda guerra mundial.
Aqueles 20 anos foram sacudidos por abalos econômicos e os papéis entre os países foram fixados de forma com que países ditos "pobres" fossem caracterizados pela produção de matéria prima mineral, agrícola, básica e, os países "ricos", produzissem e exportassem os produtos acabados e industrializados, ainda que usassem matéria prima dos países "pobres".
Os livros que marcaram a fase 2 foram publicados nos Estados Unidos e estavam relacionados à economia e finanças: " The Tragedy of Waste" e " Your money´s worth" escritos por Stuart Chase e F.Schinck. Como o governo americano era um grande consumidor, passou a realizar testes para avaliar as melhores opções de compra.
Esses livros passaram a levantar "a lebre" para seus leitores - era preciso testar e comparar, era preciso saber decidir após análise de resultados. Qual a melhor escolha? Qual a melhor compra para o dinheiro disponível?
O uso do dinheiro deveria ser inteligente e, assim, começou a relação entre a qualidade e o preço.
Por essas razões, é que em 1936, foi fundada a Consumer´s Union, responsável, durante décadas, por revistas com testes comparativos, encontrada em bancas de jornais ou recebida por assinatura, com comentários dos resultados das comparações entre vários produtos de marcas diferentes, testes esses realizados em laboratórios.
O acesso aos resultados dos testes e revistas era demandado por consumidores de bom poder aquisitivo, que pagavam pelas informações e produtos. Essa realidade persiste. Quanto maior o poder aquisitivo de uma família, em tese, maiores são as opções e melhores escolhas podem ser feitas. A consciência relacionada à qualidade é diretamente relacionada ao poder de compra e poder aquisitivo!
(o texto integral da palestra, apresentada por mim, em novembro de 1983, foi publicado pelo jornal " Diário do Comércio", de Belo Horizonte, Minas Gerais, em 01 de junho de 1984)
por Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo SP - Brasil, em 03 de setembro de 2009.
quinta-feira, setembro 03, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário