Hoje é domingo, dia dos pais, no Brasil!
Dia 9 de agosto de 2009.
Penso nos pais que estarão na cabeceira das mesas do almoço, vaidosos e realizados! nos pais comandando espetos de churrasco, ou, que irão pilotar barcos levando os filhos para um passeio; me entristeço pensando nos pais deitados em leitos de hospitais ou sós em casas de repouso; penso nos papais recentes e na sua feliz plenitude ao ter a benção de olhar e agradecer à mulher querida, a presença da criaturinha mais linda e perfeita e amada que terá em seus braços ( ah se esse momento pudesse ser congelado para sempre!) - penso nos pais rodeados de filhos estridentes, que saem para passear com seus filhos de bicicleta, brincar de bola, pescar ou seja o que for; pais que trabalham e só falarão com os filhos por fone ou computador; lembro dos bilhetinhos que os filhos elaboram nas escolas e entregam emocionados como se tivessem produzido preciosas obras de arte - para o pai.
Penso nas milhares ou milhões de crianças no Brasil que não sabem o nome de seu pai, jamais viram o rosto adorado de um pai, não tiveram o nome do pai nem no registro de nascimento e que foram abandonadas, penso nas mulheres amargas entregues à própria "sorte" em sua maternidade solitária.
Paternidade Responsável deveria ser o primeiro mandamento de qualquer religião, em qualquer parte do planeta! Maternidade, quer se queira ou não, é algo que se assume durante, no mínimo, 9 meses, com testemunho de todos os vizinhos e parentes. Mas, e a paternidade?
A mesa está posta!
A cada manhã, a possibilidade de fazer um inventário particular do nosso alimento espiritual - amores presentes e passados.
Creio que todos temos direito à privacidade, essa condição em que podemos, queremos e devemos preservar informações a nosso respeito. Privacidade é o quanto queremos ou não revelar ao outro as nossas condições, sentimentos e vivências.
No mundo do consumo, dos objetos e da matéria inanimada, a privacidade não existe.Abra o brinquedo, desmonte uma boneca, tire as peças de um relógio ou de um aparelho eletrônico.... mas quem diz que pode dissecar uma alma ou um coração!?
Cadastros, sondagens, pesquisas, varredura de lixo, roteamento de ligações telefônicas, tudo monitorado, xeretado para descobrir tendências no mercado de consumo. O supermercado sabe mais das nossas compras do que as pessoas de nossas famílias.... qual é a marca do vinho? carne ou peixe? vegetariano? comida italiana, árabe ou japonesa, portuguesa, francesa? o que compra mais? onde gasta mais?
Postado em São Paulo - SP - Brasil, as 9:10hs am por Maria Lucia Zulzke
domingo, agosto 09, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário