Serviço de Atendimento ao Consumidor Inovador funciona da seguinte forma:
Primeiro : capta as informações de seus consumidores, suas necessidades, suas reclamações, suas sugestões e suas decepções..... e......
Segundo: analisa internamente com setores complementares da empresa, isto é, equipe de desenvolvimento de novos produtos/serviços, equipe de produção, informática, técnicos do laboratório, marketing e jurídico, entre outros ...... e....
Terceiro: devolve aos consumidores e ao mercado - produtos aperfeiçoados, novas embalagens, melhores serviços, elabora orientações de uso e folhetos mais explicativos, novos produtos e uma publicidade clara, de orientação.
O TEMPO necessário para a inovação varia com a complexidade das mudanças sugeridas, tecnologias necessárias e existentes etc.
MUITO IMPORTANTE
1 - Um SAC Inovador observa consumidores e clientes como aliados, não como oponentes!
2 - Os conceitos, acima, foram desenvolvidos para serem aplicados num mercado de consumo padrão: produtos, objetos, mercadoria ou matéria prima, serviços !
3 - Não foi pensado para os que entendem pessoas como objetos e mercadorias, propriedade de alguém ou empresas.
Fonte: "Abrindo a empresa para o consumidor - a importância de um canal de atendimento", ed 1991 e 1997, Qualitymark.
Maria Lucia Zulzke, em São Paulo - SP, Brasil, dia 6 de agosto de 2009, 11am
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