continuação da Folhinha de São Paulo, de 10 junho de 1984:
.... Robustela ficou com alergia....
"Veio o médico: alergia a algum aditivo químico. Sua mãe gritou...´Quantas vezes eu já disse pra você parar de comer essas porcarias!!!´ Deitada em seu quarto, inchadissima, Robustela pensou com seus botões: Parar de comer doce não vai dar mesmo. Que fazer? ... Já sei! Isso é mais um caso para a detetive Robustela: descobrir por que os docinhos que eu tanto adoro me fizeram tanto mal.
Assim que sarou, saiu à procura de uma pista.
Olhava atentamente todos os vendedores, ambulantes, padarias, escolas... julgava suspeitos todos os vendedores e compradores de doces. Ligou para "Folhinha" em busca de ajuda, pedindo o telefone de todos os fabricantes de doces do mundo (que exagero).
Recomendamos calma. Perguntamos se ela tinha uma lente de aumento. "Claro que sim. Já disse que sou detetive nas horas vagas" - respondeu impaciente.
Perguntamos se costumava ler as letrinhas impressas nas embalagens. "Claro que não" respondeu ainda mais impaciente.
Pois bem, sugerimos: essa pode ser uma pista. Boa Sorte!"
Resumo até aqui:
1- Robustela, gulosa, comeu vários docinhos na saída da escola.
2- Robustela ficou inchada e com pintinhas pelo corpo.
3- O médico fez o diagnóstico.
4-A mãe queria que Robustela deixasse de comer doces.
5-Robustela decide investigar.
6-Ela pede ajuda na Folhinha de S.Paulo.
7-Recebe orientação para ler as embalagens dos alimentos.
digitado por Maria Lucia Zulzke, em S.Paulo - SP - Brasil, dia 7 de agosto 2009, às 10:40hs am
sexta-feira, agosto 07, 2009
Para as crianças.... parte 2
Por formação, Engenheira de Alimentos e, inicialmente trabalhei 9 anos como Coordenadora do Setor de alimenProcon-SP e, depois, 26 anos com empresas de vários setores, analisando e assessorando em serviços aos consumidores. Este blog visa compartilhar assuntos sobre qualidade de serviços e produtos, entre outros tópicos vários atuais que estão na mídia e despertam vontade de comentar. Este blog não tem patrocínio. Início: julho 2009. Mantenha contato !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Resumo da ópera: Ler sempre as embalagens dos alimentos!
Agora eu tenho uma dúvida......será que precisarei levar uma lente de aumento ao supermercado toda vez que fizer compras? Não seria mais coerente as empresas aumentarem ou destacarem melhor as advertências dos produtos?
Uma coisa que não esqueço é a informação: "CONTÉM GLUTEN". Ok, mas será que os corantes e conservantes usados não são, também, igualmente importantes de serem destacados?
Quem sabe o quanto isso é importante são aqueles que ficam em casa com bolinhas, vermelhidões e coceiras.....
o que será que fez com que Robustela ficasse cheia de pintinhas???
Será que partilhamos do mesmo gosto para doces?? E se eu ficar com pintinhas também???
SOCORRO!!!
Beijos de uma apaixonada por guloseimas!
A estorinha da Folhinha ainda está sendo contada, aos poucos, para não estourar o espaço da tela. Continua, todos os dias, um pouco, até finalizar com recomendações.
Eu deduzo que Robustela exagerou, gulosa, comeu várias guloseimas com corantes, e isso teve um efeito cumulativo em seu organismo infantil. Quantidade de corantes + organismo infantil = cautela e restrições!
Gostei dos seus comentários, Maria Lucia Zulzke
Fefa, você sabe que algumas embalagens são bem pequenas e as letrinhas ficam quase invisíveis.
Houve uma época que consideravam que embalagem de alimentos não podia trazer informações porque não era "outdoor" de propaganda!
Obrigada pelo seu entusiasmo com as informações. Assim que vamos aprendendo a nos posicionar. Maria Lucia Zulzke - 20:00pm 7/8/09
Postar um comentário