Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































terça-feira, agosto 24, 2010

Como manter a Confiança na Exclusão!?

Impossível que,
toda a reengenharia nas empresas, 
em todos os países,
não tenha deixado 
mágoas e
desconfiança
nos "excluídos"!

Quem teve onde se abrigar, conseguiu sobreviver: um conjugê empregado, cargo vitalício por meio de concurso,  comércio
na família, bens para administrar etc.


Durante um de meus cursos, fascinada pelos meus primeiros 7 a 8 anos como empreendedora, consultoria própria e funcionários, estagiários e consultores em parceria nos projetos maiores, compradora vitoriosa de escritórios próprios em excelente região de S.Paulo,  fiz apologia da "maravilha de ter um negócio próprio" para meus clientes: mencionei a liberdade,
o dinamismo, a possibilidade de inovar, viajar, investir, realizar...

Um dos meus alunos, alto executivo de empresa líder em seu setor, na época passando por discussões sobre privatização contestou-me veementemente:
"eu não quero mudar nada! nem todos querem empreender, e eu estou feliz (disse-me ele) como assalariado, fundo de garantia e férias, benefícios e os demais ítens de segurança e saúde para mim e família!"

Ele estava certo! Se bem empregado, oportunidades de estudar e aperfeiçoar-se, boa renda mensal, e consegue progredir na empresa com perspectivas claras, não se pensa em "correr riscos" ou ir ao mercado concorrencial.  

Passei "lutando" anos, meus anos de juventude, para chegar "viva" nos meses seguintes...
e precisei superar perdas pessoais e afetivas sózinha, durante terríveis anos...

Com tal reengenharia, mudança nos quadros das empresas, as fusões reduzindo o número de clientes de 4 a 5 para um só ...um só curso, um só treinamento, um só SAC e terceirizado... mais o desafio de atualizar-se tecnicamente e, equipar-se tecnologicamente ! equação complicada demais para uma mulher apenas! Exausta!

Pelo menos, na minha consultoria eu não assumi riscos a ponto de ir à falência! 

Vou encerrar a consultoria em breve, se os órgãos públicos colaborarem com as exigências virtuais além das que apresentamos.

Enquanto havia bom faturamento, vinham os "amigos recém-demitidos", amargurados, surpresos e combalidos pela demissão inesperada e que pediam assustados, apoio " da então bem sucedida empresária amiga" tão poderosa ! Indicações, um trabalho, um projeto para fazer parte?


Eu recebia às vezes ligações: "você não tem um carguinho de "secretária" para minha filha?" espanto! 

Eu era a única consultora a prospectar e atender as empresas-clientes em cursos e assessoria... mas a fantasia é impressionante ... 
por mais que a gente explique
o que é uma empresa e o que é o mercado!


Não entendiam como minha prudência ou meu limite, mas que era má vontade... e complicações vinham pela frente.

Acolhi, literalmente, profissional, tipo "boazinha e frágil" e, tão só, que pedia para dormir no meu escritório pois não tinha ninguém para ficar com ela...e hoje não me responde aos emails, tem apoio de namorado divorciado...e quando passa por mim, faz tipo nariz empinado!

E, tão logo "amigo e amiga" necessitados, carências financeiras e emocionais, encontravam algo sólido, partiam para empresas grandes e bilionárias, e voltavam para a segurança dos grandes grupos. Ouví-los hoje, só com compaixão e sem surpresa pela ingratidão humana...milenar! 

Sabe para onde se vai? E quem é que sabe?!

A sua carreira pode ter sido de uma evidência e consistência absurdas mas... o mercado é vulnerável e se fecha pela idade, ou, ironicamente,

...pela experiência e independência que se adquire após ter tido empresa própria!

Interdependência? Se não for criado um grupo de parceiros confiáveis, com fôlego econômico e poder de fogo, o nível de Confiança também fica reduzido, dentro e fora da pequena empresa!

Sem fazer parte de uma cadeia de fornecedores fiéis e constantes, de empresas interdependentes, ao longo de anos, a capacidade competitiva esvai-se e, a Confiança também !

20 anos se passaram e foram turbulentos no bom sentido! O salto que foi dado com a informática e a internet nos colocou em tempo real em contato com o mundo todo! Metas? Missão? Confiança Compartilhada? Chega um dia em que é preciso voltar a construir tudo outra vez... e, até em termos de defesa dos consumidores, o mercado está muito mais complexo!

Restaurar o próprio mercado de trabalho quando não se trabalha com habilidades/ talentos manuais e nem conhecimentos tecnológicos sofisticados, como: cirurgiões, indústria automobilística, indústrias de tecnologia  de ponta ou eletro eletrônicos, moda e vestuário, entre outros segmentos "eternos"  do mercado, exige muito foco e realidade sobre as oportunidades presentes e a condição atual de empregabilidade.

Socorro! Quero voltar a ser funcionária e fazer parte de uma empresa grande e próspera, muito forte !
Eu não tenho mais coragem de lutar só, como fiz durante 20 anos, mas não sou tão carente e necessitada,
a ponto de precisar dormir no escritório de ninguém!

Maria Lucia Zulzke, em 24 de agosto de 2010, às 7:08 am, em S.Paulo - SP - Brasil

Nenhum comentário: