"Dada a tendência humana de pensar em si próprio como uma boa pessoa...." pg 109
"Seis Perguntas para Aumentar a Sensibilidade Moral" - pg 119
1 - Isso é certo?
2 - Isso é justo?
3 - Estou prejudicando alguém?
4 - Eu poderia divulgar isso para o público ou para alguém respeitado?
5 - Eu diria a meu filho para fazer isso?
6 - Isso passa pelo teste do "mau cheiro" ?
do livro "Ética nas Empresas - Boas Intenções à Parte", Laura Nash.
Ao trabalhar, como assessora de empresas e professora de profissionais de empresas, em cursos, sei que a maioria quer acertar e não deseja voluntariamente prejudicar clientes e nem sua imagem. São pressionados a cumprir metas, a vender e obter lucros, o que não impede que exista uma fantasia, em quase todos, de querer ser "herói ou heroina" para seus filhos/as e netos/as.
Se... situações dramáticas ocorrem é porque confundem os universos íntimos/afetivos com o universo privado/empresarial/ de trabalho com o universo público/transparente/ político!
E, se as culturas "fecham os olhos" a condutas persecutórias, totalitárias, autoritárias, absolutistas e, de hierarquias rígidas... todo cuidado é pouco para clientes, funcionários e funcionárias, parceiros e fornecedores etc. pois as realidades são muito distintas.
Quando foi estruturada a lei de defesa do consumidor, os artigos referentes às práticas de venda e oferta - informação, publicidade, comunicação em geral, propaganda enganosa e abusiva, suscitaram grandes discussões, inclusive, a respeito dos métodos de Cobrança de Dívidas, pois eram condutas incorporadas no estilo de se trabalhar até 1990 - e tantos novos conceitos foram sendo reavaliados nesses últimos 20 anos.
A lei 8078 está em vigor há quase 20 anos e trouxe muitas conquistas para o mercado e também para a sociedade como um todo.
Maria Lucia Zulzke, 23 de agosto de 2010, às 10:05 am, em S.Paulo - SP - Brasil.
segunda-feira, agosto 23, 2010
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