O abastecimento do leite líquido, no Brasil, apresentava períodos de escassez, em função das chuvas e seca das pastagens. Até hoje isso acontece, gerando aumento do preço.
Com a utilização da embalagem longa vida, o leite líquido pode resistir meses sem deteriorar. Porém, antes da década de 80, as embalagens eram plásticas, de vidro ou lata... assim, para contornar o problema de falta de produto, acontecia restrição de venda do produto no supermercado e padaria. A estocagem e armazéns frigoríficos de alimentos, estoques reguladores eram áreas de fragilidades no Brasil, permitindo ação de especuladores.
O que acontecia na época de escassez de leite? Os produtores/comerciantes obrigavam os consumidores à compra de outros produtos, simultaneamente à compra do leite: só levava o desejado e necessário leite, alimento de consumo diário, quem comprasse pão ou outros produtos no local do comércio... a esse procedimento denominava-se Venda Casada.
Ela também existe em outros nichos de mercado. Só pensar e analisar.
A lei de defesa do consumidor, aprovada em 11 de setembro de 1990, contempla essa situação. Procure o artigo que trata dessa questão e saiba como evitar o problema.
Maria Lucia Zulzke, em 07 de agosto de 2010, às 11:58 am, em S.Paulo - SP - Brasil.
sábado, agosto 07, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário