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Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































sexta-feira, agosto 27, 2010

O homem e a máquina

A mão e o cérebro que projetam e controlam as máquinas pertencem aos homens. A dupla - criador e criatura, foi explorada no cinema e, muitas vezes, em enredos de terror, raros de amor.

Daí a imensa importância de haver, institucionalmente, legalmente e filosoficamente, imposição dos limites aos atos e impulsos humanos, na sua inesgotável sede de poder e controle, de uso questionável das máquinas até mesmo para vinganças e submissão de outros-inimigos. O uso dos recursos tecnológicos de hoje - telecomunicações e informática facilitam ou coibem abusos.

Um simples atendimento ao cliente/consumidor, em boas mãos, mentes profissionais e idôneas, é profícuo e importante - serve aos objetivos para os quais foi criado: controle de tempo de atendimento, imediato reconhecimento do consumidor pela máquina em função do número do telefone ou número do CPF ou RG, registro nas telas de computador do que se fala, gravação de todas as operações e conversas, autorizações ou solicitações, brigas e discussões, além de "busca de palavras" na internet, com a marca da empresa, para coletar comentários a respeito -  o que se fala de bem ou se fala de mal da empresa etc ! Existem inúmeras áreas e profissionais atrás disso!

É esperado que os SAC e Call Centers sejam mecanismos alternativos de solução de conflitos, além do caminho convencional da Justiça e dos processos no judiciário. Ainda que não escritas na lei, essas palavras - SAC ou Call Center, isso é deduzido das origens existentes desses setores empresariais no início dos anos 80 no Brasil e anos 70 nos USA.

Recorrer ao SAC e Call Center deveria ser a forma mais simples, direta, confiável e rápida de resolver, com responsabilidade, as pendências no mercado. Afinal, o cliente é importante para a empresa e a empresa não vive sem clientes, assim como os clientes todos os dias vão ao mercado em busca de subsistência, produtos, serviços, transporte, lazer e saúde entre outros bens e serviços.

Se acontece diferente.... é a volta do dilema criador e criatura, como as cabeças pensam a respeito do controle de seus recursos físicos, informatizados e tecnológicos! Como diz Francis Fukuyama, em seu livro " Confiança", a maior parte dos conflitos e guerras acontecem por razões religiosas, étnicas e até pessoais, entre outros aspectos da belicosidade humana, além do dinheiro!

Maria Lucia Zulzke, em 27 de agosto de 2010, às 8:04 am, S.Paulo - SP - Brasil.

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