Pesquisar este blog

















Valor e Retro-alimentação: contribuição para a vida profissional ou pessoal; compartilhar e disponibilizar informações.































































































































quinta-feira, agosto 19, 2010

É pau... é pedra...

No dia 11 de setembro deste ano, estarão completados 20 longuíssimos anos da assinatura da lei de defesa do consumidor.

A partir de 1990 -  o mundo girou numa velocidade muitíssimo elevada, para o pior e ... para o melhor: 1) a informática e a internet jogaram os habitantes deste planeta no tempo presente, instântaneo; 2) a comunicação passou a ser on-line; 3) o rítmo dos desmatamentos e avanços em ocupação e posse de terras tornou-se uma disputa ferrenha como na época da corrida do ouro; 4) o virtual confunde-se assustadoramente com o real; 5) em termos ambientais, o que a industrialização e produção em massa, causou nos últimos 200 anos, não havia acontecido desde o começo dos tempos.

O que é essencial, complementar e supérfluo ?

Na minha caixa de mensagens, infelizmente, jogo fora 99% do que chega - quase nada pessoal ou profissional ou de interesse.  Se eu tivesse verba para comprar tudo o que me oferecem pela internet ... em produtos, cursos ou promoções inúmeras, eu estaria a caminho da falência e entupida de coisas materiais sem ter espaço para colocar e, com a cabeça confusa de informações sem utilidade!

A lei de defesa do consumidor nem menciona a palavra internet, nem menciona  a questão da privacidade de dados pela internet.  Isso há 20 anos não era preocupação, hoje é parte da nossa destruição e perda competitiva !

Desde 1998 e 1999, em congressos sobre ética e privacidade já se alertavam sobre isso.

Se você se declarar apaixonado(a) por alguém vão saber  - aprovar, estimular ou recriminar, depende de quem é o interlocutor, instantaneamente ; se você ama seus filhos e seus pais, vão dizer, de acordo com a cultura do país, se isso é saudável, esperado e ótimo sinal de sua criação
ou ultrapassado e superado.

Seus hábitos de consumo e interesses culturais poderão ser rastreados pelos cookies.... ninguém mais saberá a qual quadro de valores humanos você será julgado e avaliado. Será pela cultura virtual ou por qual código de ética de plantão?

20 anos decorridos da assinatura da lei de defesa do consumidor e nenhuma palavra na lei mencionava internet!

Nossos problemas hoje estão infinitamente mais complexos, menos tangíveis e difíceis de serem resolvidos do que antes. Se antes penduravam barbantinhos nas balanças para nos lesarem gramas nos nacos de carne ou queijo ou produto qualquer, isso acontecia antes dos anos 80...

Continuo sendo Maria Lucia Zulzke, nascida em 1951, e resido e estou em S.Paulo - SP - Brasil, neste dia de 19 de agosto de 2010, às 8:07 am.

Nenhum comentário: